Continuação

            Assim, em continuidade ao "Pelo Telefone", delineamos o perfil de outros importantes nomes da inesgotável fonte de talentos da música popular brasileira (quer falecidos ou da nova geração, consagrados em plena atividade ou pouco lembrados), reunidos em interessantes quadros temáticos (independente de época), e apresentados em ordem alfabética. Um desfilar brilhante de astros e estrelas pelo privilegiado céu azul da nossa música.
Em seguida, destacamos (com várias fotos) inúmeros compositores e intérpretes (por época, gênero ou estilo), oriundos das mais diversificadas regiões de um país de dimensões continentais, com variadas e criativas manifestações populares e folclóricas, que abrange  a música desde a segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Em complemento à Parte I do livro, para cada compositor enfocado, apresenta-se seus intérpretes, a obra (solo ou em parceria) e outras gravações ao longo dos anos para a música (ali destacada) de sua autoria.
Da Parte II, A Música Popular na História de Um Brasileiro, também incluímos os intérpretes e a obra (solo ou em parceria) dos compositores apresentados.
Para Os Intérpretes (vocais ou instrumentais) descritos na Parte III, em variada gama de estilos, a partir da segunda metade do século 19 são relacionados o repertório e a discografia pertinente de cada um.
Logo depois, decrevemos, um breve histórico para O Comércio Fonográfico da Música Popular Brasileira quando, no final de 1891, o tcheco Frederico Figner, naturalizado americano, causou rebuliço em Belém do Pará, onde apresentou o seu desconhecido aparelho sonoro denominado fonógrafo. E muitas águas rolaram, até a criação, em 1997, do software MP3, que reproduz e armazena músicas e vídeos, gratuitamente, em diversos sites da Internet.
À guisa de contribuir para o resgate da memória de importantes discos de vinil, provavelmente desconhecidos das gerações atuais, relacionamos a partir de 1951 até o início dos anos 1990, uma significativa Discografia Básica de Long-Plays Inéditos em CD.
Ao concluir nossa viagem de incontáveis personagens da música popular brasileira, escolhemos 42 músicas como Trilha Sonora do livro Pelo Telefone, para representar épocas importantes dessa gloriosa história de ontem, de hoje e de sempre.

LUIZ CARLOS DE PAULA

© Copyright 2008 - Pelo Telefone: Uma viagem através da música popular brasileira.

Desenvolvimento e Design: Marcio Cunha